Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Postado por

A imigração alemã começou em São Leopoldo em 25.7.1824 com a chegada da primeira leva de imigrantes e, como resultado, veio a denominação de Berço da Imigração Alemã. Eram 39 pessoas que vieram contratadas pelo Governo Imperial de D. Pedro I e foram localizados na Real Feitoria do Linho-Cânhamo, às margens do rio dos Sinos. Eles eram colonos e artesãos oriundos dos trabalhos realizados na Alemanha desde a Idade Média. Com esses artesãos- Schmidt/ferreiro; Gerber/curtidor; Schuster/sapateiro; Müller/moleiro e tantos outros, nasceu a industrialização e, por isso, o Vale do Rio dos Sinos é conhecido como região industrial.

Na parte cultural podemos destacar as escolas espalhadas pelas picadas com o que o analfabetismo sempre foi menor na colônia alemã. Também as Sociedades de Canto, de Atiradores e de Ginástica são uma bela herança imigrantista. No terreno religioso cabe citar a vinda de evangélicos luteranos que foram a maioria entre os imigrantes. Esta síntese dá uma idéia da presença alemã no Rio Grande do Sul.

Para guardar essa notável história foi fundado em 20.9.1959 o primeiro museu dedicado ao assunto aqui referido: o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. O idealizador do Museu foi o Prof. Telmo Lauro Müller e de sua fundação participaram dez municípios que receberam o calor da presença alemã: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Rolante, Montenegro, São Sebastião do Caí, Feliz e Nova Petrópolis.

O Museu é uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, mantido por uma associação de amigos e a diretoria tem mandato de 2 anos. Seu acervo é formado por louças, móveis, instrumentos musicais, bandeiras de antigas sociedades, medalhas, alvos do tiro-ao-alvo, móveis, livros, jornais, documentos, fotografias.

O Museu foi fundado para salvar do esquecimento, da perda e da destruição, objetos, livros, cartas, jornais, documentos e outros elementos que se refiram à história da imigração e colonização alemãs. Os imigrantes alemães vêm ajudando a construir, desde 1824, a história desse Estado. São contribuições na cultura, arquitetura, política e nas diversas áreas que compõem o cenário em que hoje vivemos. E toda essa história de trabalho e integração está reunida aqui. O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo é resultado da vontade e do orgulho de todos os descendentes germânicos que se concentram no Vale do Sinos, berço da imigração. Fundado em 20 de setembro de 1959, o acervo de nosso museu conta a saga de um povo que, com força e coragem, ajudou a fazer do Rio Grande do Sul um lugar ainda melhor.

Fonte: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *