9 pontos turísticos em Porto Alegre

Postado por

1- Mercado Público

O Mercado Público de Porto Alegre deve ser visitado não somente por ser um dos prédios mais históricos da cidade, mas por oferecer bons restaurantes, comida local, comida de outros estados, alimentos importados, artefatos gaúchos.
Sua construção data de 1865 e passou por altos de baixos em termos de popularidade. Hoje sua estrutura e atrativos estão consolidados. Em 2013 um incêndio destruiu telhado e um pouco da parte superior do Mercado, mas rapidamente ele voltou a funcionar e tudo está sendo reestruturado.

2- Usina do Gasômetro

O prédio, da Usina do Gasômetro inaugurado em 1928 para abrigar uma Usina de Geração de Energia movida à carvão mineral hoje é espaço para eventos culturais de todos os tipos.
Também é lá o mais tradicional ponto de observação do pôr do sol na cidade. Antes de desembarcar em Porto Alegre, do avião você conseguirá observar a torre do Gasômetro, que tem 107 metros de altura e foi construída em 1937.

3- Praça da Alfândega e Museus

A Praça da Alfândega é um dos pontos mais centrais da cidade e também mais tradicionais. É lá que entre outubro e novembro acontece (desde 1955!) a maior feira do livro a céu aberto da América Latina: a Feira do Livro de Porto Alegre. A Praça, recentemente restaurada é ladeada por algumas das construções mais bonitas da capital gaúcha e que merecem ser visitadas: MARGS (Museu de Arte do Estado), Satander Cultural (Museu e espaço de cultura), Memorial do RS, e Clube do Comércio. Da Praça da Alfândega fica bem fácil visitar estes Museus.

4- Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz)

Esta é a praça que tem em seus arredores, o Palácio Piratini – Sede do Governo do Estado, a igreja Matriz, o Theatro São Pedro, a Assembléia Legislativa, o Museu Júlio de Castilhos e a Biblioteca Municipal. Todos merecem uma visitinha.
Esta praça existe desde os primórdios da povoação da cidade, sendo que a primeira menção local data de 1753.

5- Parque Farroupilha (Redenção)

A Redenção é o ponto de encontro dos domingos à tarde para tomar chimarrão na capital. Com vários monumentos e atividades diversas. Nos sábados tem feira (alimentos, artesanato, obras de arte…) e aos domingos tem o já tradicional Brique da Redenção, bem similar aos mercados de pulgas tão comuns na Europa.

6- Casa de Cultura Mário Quintana e Rua dos Andradas (Rua da Praia)

O lindo prédio foi inaugurado em 1933 para abrigar um hotel luxuoso, o Majestic que na época em que foi construído destacava-se pelo fato de possuir passarelas suspensas por uma via pública.
Em seus tempos áureos, hospedou presidentes e artistas importantes. O poeta gaúcho Mário Quintana viveu nesse hotel de 1962 até 1987, ano de sua morte. Nos anos 80 o Governo do Estado adquiriu o prédio e após a morte do escritor iniciou-se o processo para transformação em monumento histórico e espaço de cultura.

7- Calçadão de Ipanema na Zona Sul

O bairro de Ipanema na Zona Sul de Porto Alegre também tem um calçadão percorrendo a orla do Guaíba. O local oferece uma linda vista do estuário que banha a cidade e é bem movimentado nos finais de semana. Vale percorrer toda extenção da orla.

8- Parque Moinhos de Vento e Arredores (Parcão)

O parque é bem bonito e merece um passeio. Tem um lago com tartarugas e peixes, com um antigo Moinho do local. Está localizado em uma área nobre da cidade e é bem agradável circular pelas ruas do bairro e ver os casarões antigos que hoje abrigam lojas, bares e restaurantes.

9- Museu Iberê Camargo

Em 1995, no ano seguinte à sua morte, foi criada a Fundação Iberê Camargo, com sede na antiga moradia do artista, no bairro Nonoai, para conservar, catalogar e promover obra de Iberê. Mais tarde, a sede mudou-se para o bairro Cristal, em um prédio projetado pelo renomado arquitetoportuguês Álvaro Siza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *